Tempo de leitura: 4 minutos
A síndrome da tensão pré-menstrual (TPM) é, de longe, a queixa mais comum entre as mulheres.
Embora seja possível enumerar dezenas de sintomas da TPM, os mais comuns são o inchaço, a retenção de líquidos, seios doloridos e inchados, dores de cabeça, cólicas, fadiga, irritabilidade, flutuações no estado de humor e ansiedade.
Em mulheres com TPM violenta, a irritabilidade e as mudanças de humor podem se transformar em verdadeiras explosões de cólera e raiva.
Por definição, os sintomas da TPM ocorrem nas duas semanas que precedem a menstruação, mas às vezes podem continuar por alguns dias durante o período menstrual.
É bom que se diga logo que não existe solução mágica para a TPM. Trata-se de um problema composto de muitos fatores, que precisam ser tratados tanto no nível físico quanto no âmbito emocional.
Com um pouco de investigação, criatividade e disposição para registrar tudo o que funciona e o que não funciona, a TPM pode geralmente ser harmonizada dentro de poucos meses.
Confira abaixo algumas dicas para ficar bem longe da TPM.
Como acabar com sintomas da TPM
1 – Coma os alimentos certos.
Aposte na linhaça. Rica em fibras e vitaminas, a semente melhora o problema da retenção de líquidos.
Além da linhaça, capriche na ingestão de soja e gergelim, que aumentam a entrada de magnésio nas células e diminuem a contração das cólicas.
Já as frutas, por terem vitaminas A e B, contribuem para amenizar a irritabilidade.
2 – Fuja dos errados.
Fumar ou tomar bebidas alcoólicas estão proibidos, pois intensificam as dores de cabeça. Diga não à cafeína, presente no café, nos chás e refrigerantes do tipo cola.
A substância aumenta a irritabilidade e a dificuldade de pegar no sono. Não se esqueça de diminuir o sal da comida para impedir o inchaço.
Evite também enlatados, condimentados, açúcar refinado, bolos e gorduras em geral.
3 – Não caia na tentação do chocolate.
Ele proporciona um prazer momentâneo e, após o término dessa sensação, ocorre o desencadeamento da depressão.
4 – Beba muita água.
A melhor forma de eliminar líquidos é ingerindo água pura. A bebida estimula os rins a trabalhar mais e a jogar fora o sal.
5 – Prepare chá de ervas.
As plantas medicinais estão disponíveis na forma de estratos para aviamento em farmácia de manipulação.
Uma boa opção é o vitex agnus castus, uma árvore que atenua os picos hormonais. Há ainda outras como hipérico, angélica e óleo de linhaça.
6 – Complemente a alimentação com suplementos.
As vitaminas B6 e E, o cálcio e o magnésio trazem efeitos benéficos. É uma opção razoável para mulheres com sintomas leves a moderados da TPM.
Mas a prescrição deve ser avaliada sempre pelo ginecologista – ninguém deve se automedicar, nem mesmo com vitaminas.
7 – Faça uma drenagem linfática manual.
Através das manobras, o profissional detecta os pontos de maior obstrução no sistema linfático e enfatiza a massagem na região específica para aumentar a diurese e o alívio do inchaço, além de ajudar a relaxar.
O ideal é fazer as sessões uma semana antes da menstruação.
8 – Exercícios físicos aliviam os sintomas.
Uma dica importante é você praticar exercícios físicos. Use e abuse da esteira, bicicleta e outras opções de atividades aeróbicas.
Não gosta de academia? Não tem desculpa: saiba que exercícios de relaxamento, como ioga e meditação, também ajudam a aliviar os sintomas, já que aumentam a oxigenação no cérebro e ajudam a equilibrar a serotonina.
9 – Ômega 3 e 6 a favor do bem-estar.
Alimentos ricos em Ômega 3 (como salmão, trutas, soja, linhaça e nozes) e Ômega 6 (óleo de milho, de algodão e de girassol e carnes em geral) ajudam a regular as variações de hormônios e a irritabilidade, mas para fazerem efeito, devem ser consumidos durante o mês todo.
De forma equilibrada, eles ajudam a controlar inclusive a cólica menstrual.
Essas dicas podem ajudar e muito a evitar que os sintomas da TPM acabem com a sua alegria todos os meses.
Mas é importante que você preste atenção ao seu corpo e veja o que funciona e não funciona no seu organismo.