Santa Fofoca

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Relacionamento
  • Beleza
  • Saúde & Fitness
  • Negócios
Busca
Início Como diminuir a ansiedade

Como diminuir a ansiedade

Santa Fofoca 1 de janeiro de 2015 Saúde & Fitness

Tempo de leitura: 4 minutos

A ansiedade é um estado caracterizado por medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito frequentemente, pela sensação de que algo desagradável está prestes a acontecer.

A ansiedade é considerada normal quando se manifesta nas horas que antecedem uma entrevista de emprego, a publicação dos aprovados num concurso, o nascimento de um filho, uma viagem a um país exótico ou uma cirurgia delicada.

Mas saber como diminuir a ansiedade é crucial para quem tem um grau mais grave do problema.

A ansiedade passa a ser considerada um problema quando é caracterizada pela preocupação excessiva, persistente e de difícil controle, que dura no mínimo seis meses ou mais e vem acompanhada de inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

Além do uso de medicamentos convencionais e de terapia, existem várias alternativas naturais que podem ajudar quem sofre com transtornos de ansiedade. As principais opções estão listadas abaixo:

Veja dicas para diminuir a ansiedade

1. Pratique exercícios físicos diários: a prática de exercícios físicos é uma das formas mais eficazes para o tratamento da ansiedade.

Mexer o corpo aumenta a produção de serotonina, substância que passa a sensação de prazer.

Experimente um exercício simples, como a caminhada. Caminhe três vezes por semana, por pelo menos meia hora.

Essa atividade já vai trazer grandes benefícios para controlar a sua ansiedade. Enquanto você caminha, pense em todos os aspectos da sua vida.

Caminhar por cerca de 20 minutos gera movimentos repetitivos e faz com que você acabe pensando nos pontos geradores de ansiedade em sua vida.

2. Faça massagens ou acupuntura: as pessoas que possuem tendência a se sentir ansiosas precisam reduzir o seu estresse diário.

Pensando nisso, invista em sessões regulares de massagem e acupuntura, além de ioga e meditação. A ioga oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo.

Os principais benefícios são aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse.

3. Invista na meditação: uma técnica que pode ajudar muito nos momentos de crise de ansiedade é controlar a respiração.

É preciso compassar a respiração inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar, deixe o abdome crescer, ou seja, é preciso estufar a barriga, não o peito.

Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca. O grande benefício dessa técnica é que ela pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora.

Além disso, aproveite quando você estiver em um ambiente silencioso e em que possa ficar deitado por um tempo para usar uma técnica de relaxamento.

O relaxamento vai te ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade, como respiração ofegante, taquicardia e tremor.

4. Trabalhe seus pensamentos: durante as crises de ansiedade que se estendem por períodos longos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos.

Se um pensamento negativo ocorrer, você deve tentar visualizar a real gravidade da situação, questionando-se se existe uma outra visão sobre o problema.

Sempre que um pensamento negativo aparecer, você deve substituí-lo por outro pensamento qualquer, de preferência, algo bem agradável.

Claro que não é fácil agir dessa maneira, porém, trata-se de um aspecto importante do tratamento, pois os pensamentos e as falas negativas agravam a sensação de ansiedade, aumentando o mal-estar e o descontrole respiratório.

5. Cuide da alimentação: alguns alimentos contribuem bastante para o controle da ansiedade, como os alimentos ricos em tripofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate, mas consuma com moderação para não afetar a sua boa forma.

É possível ingerir o tripofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina, que também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista.

Além disso, existem os chás calmantes e sedativos. A maioria possui substâncias sedativas suaves e que podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas são a passiflora, a melissa a camomila e a valeriana.

Agora, basta se cuidar para não deixar a ansiedade te dominar.

Dica Quente:

Leia: O que é depressão e quais são as causas

Leitura focada

Sobre Santa Fofoca

O Santa Fofoca é o guia de sobrevivência obrigatório da mulher moderna e conta com o melhor e mais atualizado conteúdo de beleza, saúde, relacionamento e negócios.

Artigos relacionados

  • Sucos que secam a barriga

    Sucos que secam a barriga

  • Dicas para você ficar bem longe dos sintomas da TPM

    Dicas para você ficar bem longe dos sintomas da TPM

  • 5 sinais de que ele quer algo mais sério

    5 sinais de que ele quer algo mais sério

  • Dicas alimentares preciosas

    Dicas alimentares preciosas

  • Como ficar bonita com o delineador duplo

    Como ficar bonita com o delineador duplo

  • 6 dicas para o bumbum perfeito

    6 dicas para o bumbum perfeito

Artigo anterior Sucos que secam a barriga
Próximo artigo Problemas de ficar com vários ao mesmo tempo

O QUE PROCURA?

  • RELACIONAMENTO AMOROSO
  • BELEZA & MAQUIAGEM
  • SAÚDE & FITNESS
  • CARREIRA & SUCESSO

Como diminuir a ansiedade Santa Fofoca · 20142021